(19) 2106.0266  |  vendas@pirai.com.br  |  Localize Revendas

Central do Adubador

Rotação com Crotalária (Segunda Safra e Safrinha)

...

 

ROTAÇÃO DE CULTURAS

Áreas de produção de milho, soja e algodão

Crotalárias- breviflora, ochroleuca e spectabilis

Introdução
 

A ausência de rotação de culturas leva, inevitavelmente, ao aumento de pragas, doenças e nematoides fitoparasitas e, com isso, ocorre a redução da produtividade e consequentemente um aumento do custo de produção, pelo aumento da necessidade do uso de defensivos agrícolas.

A disseminação de nematoides nas culturas produtoras de grãos tem acontecido de forma acelerada e generalizada. Os estudos comprovam a necessidade da rotação de culturas com plantas não hospedeiras desses nematoides, sendo a Crotalária-spectabilis, a Crotalária-ochroleuca e a Crotalária-breviflora as melhores opções, inclusive a “rotação entre as Crotalárias”, obtendo dessa forma um melhor resultado na eficiência dos adubos verdes.

Além da Crotalária-spectabilis, estudos recentes apresentam a Crotalária-ochroleuca e Crotalária-breviflora como uma alternativas com o mesmo nível de controle, principalmente para o nematoide das lesões radiculares Pratylenchus brachyurus.

Para obtenção dos melhores resultados, deve-se realizar o plantio logo após a colheita da soja ou do milho de verão e semear os adubos verdes no limpo, em solteiro ou consorciado com gramíneas, após a prática da limpeza/dessecação das ervas daninhas e da soja “tiguera”, que podem ser hospedeiras de nematoides e de outras pragas e doenças.

No início do florescimento, deve-se realizar o manejo com a dessecação das Crotalárias, para uma maior eficiência e maximização das vantagens técnicas da adubação verde e cobertura vegetal.

Opcionalmente, tem-se adotado também a pré-semeadura da Crotalária-spectabilis antes da cultura de verão, logo no inicio das chuvas de primavera, com os mesmos benefícios citados acima. Principalmente nas culturas do algodão e milho de verão, que podem ser semeadas mais tarde.

...

 

...

Quer acessar o conteúdo completo?

Cadastre-se na Central do Adubador e você terá acesso a:

  • Conteúdo exclusivo do portal da Adubação Verde;
  • Informações e recomendações sobre a técnica da Adubação Verde;
  • Acesso às tabelas técnicas;
  • Vídeos e palestras;
  • Falar com consultores e muito mais!

Cadastre-se Agora!