Televendas

  (19) 2106.0266

 vendas@pirai.com.br

 Localize Revendas

Adubação Verde na Produção Orgânica

{
A
A
A
Adubacao verde na producao organica
 

 

Adubação Verde na Produção Orgânica

 

Um dos mercados que mais crescem na atividade da Agricultura Mundial. Um mercado que cresce com números expressivos em todos os países do mundo e no Brasil as estimativas indicam que o mercado de produtos orgânicos deve crescer em torno de 35% só em 2014 – contra os 22% de 2013 – e chegar a R$ 2 bilhões.
 

A adubação verde, que é uma técnica agrícola milenar está totalmente integrada a produção orgânica. A principal diferença da adubação verde da agricultura convencional e orgânica é o uso de diversas espécies misturadas, chamada de mix, coquetel e composto, que dessa forma aumenta a biodiversidade e os efeitos positivos da adubação verde pelas diferenças de cada espécie.
 

Abaixo conheça mais as espécies em uso na Adubação Verde na Produção Orgânica.


A escolha das espécies para áreas em rotação ou implantação recai sobre os adubos verdes que produzem mais biomassa independente da altura e do hábito de crescimento. Destacamos:  
 

 

1- Adubos verdes de primavera-verão:

Adubação Verde na Produção Orgânica

Plantio ideal de outubro a novembro e possível (desde que haja umidade suficiente para germinação e desenvolvimento das plantas) até março. Utilizam-se a Crotalária-juncea 10 kg/ha de sementes + (Feijão) Guandu-anão 15 kg/ha + Lablab 20 kg/ha + Mucuna-preta ou Mucuna-cinza 20 kg/ha + Milho variedade 10 kg/ha ou Milheto 5 kg/ha.

Para o plantio de adubos verdes de primavera-verão intercalar em culturas perenes a Crotalária-breviflora 10 kg/ha de sementes + Feijão-de-porco 40 kg/ha + Mucuna-anã 40 kg/ha. É necessário calcular a quantidade de sementes para área útil a ser semeada.

O manejo dos adubos verdes é feita durante o florescimento com o cuidado de eliminar as plantas antes que alguma espécie forme sementes viáveis.



 

 

1- Adubos verdes de outono-inverno:

Adubação Verde na Produção Orgânica


Plantio ideal em abril-maio e possível até junho (desde que haja umidade suficiente para germinação e desenvolvimento das plantas). Utilizam-se a Aveia-preta 20 kg/ha de sementes + Tremoço-branco 40 kg/ha + Nabo-forrageiro 10 kg/ha. Essa composição também pode ser utilizada de forma intercalar em culturas perenes em regiões onde o déficit hídrico não é pronunciado ou conta com o sistema de irrigação. No caso de plantio intercalar é necessário calcular a quantidade de sementes para área útil a ser semeada. 


 

 

 

Pensou adubação verde. Decidiu Piraí.

 

 

 

 
 

 

Receba promoções, informativos e novidades.

 
 


 

 

Av. Dr. Cássio Pascoal Padovani, 333
Morumbi- Piracicaba/SP - CEP 13.420-355
sementes@pirai.com.br
Fone: (19) 2106.0266

Fax:    (19) 2106-0265


 

 

 

© 2012 • Todos os direitos reservados • Piraí Sementes - Adubação Verde e Cobertura Vegetal.